segunda-feira, 7 de novembro de 2011

yoga e ayurveda



A palavra Yoga deriva do sânscrito, é uma palavra masculina originalmente. Seu significado remete à união, ou seja, reintegração do ser humano com a sua própria consciência ou essência espiritual, caracterizando assim um caminho para o autoconhecimento. É um sistema de técnicas psicossomáticas (ásanas: posturas, pranayamas: respiração) que visam equilibrar o corpo em conjunto com a mente, de forma a alcançar um estado de quietude para a prática da meditação, atuando profundamente no despertar da consciência divina de quem somos em essência. 

Ayurveda significa A Ciência da Vida. Nascida há aproximadamente cinco mil anos, foi desenvolvida por antigos sábios da Índia,  considerada a Mãe de todas as “ciências de cura”, ciência irmã do Yoga. Segundo a Ayurveda, tudo no universo, assim como cada pessoa é formado por 5 elementos, entre eles: espaço, ar, fogo, água e terra, todos pertencentes à natureza, desse modo investiga a interação destes elementos com o ser vivo, mais especificamente, com os seres humanos. Ela afirma que o corpo humano é constituído por 3 humores biológicos chamados vata, pitta e kapha, também denominados de doshas, significado: aquilo que decai. 
A diminuição ou o excesso desses humores no organismo podem resultar em desequilíbrio energético, provocando doenças por excesso de toxinas de diversas naturezas, porém há uma grande importância da análise das toxinas provenientes da má digestão, um cuidado maior. O estudo dos doshas são relevantes na Ayurveda, e também podem orientar corretamente a prática de Yoga e entender a premissa de cada indivíduo ser único e exigir procedimentos específicos.

A Ayurveda pode ser considerada como a ciência da "autocura", e o Yoga a ciência da "autorealização". De acordo com o renomado médico Vasant Lad, atualmente considera-se  que um terapeuta ayurvédico deva estudar e conhecer bem o Yoga para melhor cumprir seu papel, assim como um professor de Yoga conhecer e estudar Ayurveda, caso isso não seja efetuado o conhecimento não é tão produtivo.
Atualmente Yoga e Ayurveda são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde como eficazes no tratamento e prevenção de doenças. A Ayurveda individualiza o tratamento completamente, e não possui o seu foco apenas em suas milenares técnicas de massagens, mas também na harmonização de um estilo de vida compatível com a saúde de cada pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário