terça-feira, 3 de outubro de 2017

O Poder das massagens milenares


Massagem e Oleação (Abhyanga)
Massagem, oleação. O uso do óleo de côco, gergelim, mostarda, etc, a depender de sua necessidade e constituição, escolhemos o bom óleo pra sua saúde. Por isso é tão importante se consultar com um terapeuta especializado em Ayurveda antes de formar opiniões.
Muitas pessoas ainda, antes mesmo de se adequar a uma oleação regular, necessitam seguir um regime alimentar antes dessa pratica salutar, se adequar aos atributos do seu óleo para que ele te recompense depois. Novamente a importância de ser bem orientado por alguém experiente e para não danificar ainda mais a saúde com aplicações errôneas.
Segundo Charaka Sanhita, traduzido do sânscrito, considerado o mais importante texto do Ayurveda, e também um dos mais antigos, algumas considerações aqui sobre os beneficios e determinadas formas de massagens, óleos utilizados, e frequência desta prática antiga e eficiente:
" Mesmo com os órgãos dos sentidos em harmonia na pessoa, o elemento ar (vayu), predomina sobre o tato, e então a pele. Em clima seco então corre-se o risco maior da perda da saúde por este órgão, e então perde-se a saúde completamente caso não se pratica massagens com óleos regularmente.
Assim como um jarro, um eixo de uma carroça, tornam-se fortes e resistentes pela aplicação de óleo, o corpo humano e uma pele seca tornam-se fortes, as pessoas ficam menos suscetíveis a doenças e torna-se resistente ao cansaço e aos esforços.
Aquele que aplica óleo de gergelim sobre a cabeça regularmente não sofre de cefaléias, calvícies,
branqueamento do cabelo. O fortalecimento da cabeça melhoram, seus cabelos tornam-se fortes, longos, profundamente enraizados, a pele da face se torna mais clara e brilhante, a aplicação do óleo de gergelim diariamente promove o bom sono e felicidade. A aplicação deverá ser em quantidade suficiente, a cabeça deverá ficar realmente untada.
Aquele que pratica a massagem com óleo regularmente, o corpo mesmo sujeito a injúrias ou ao trabalho extenuante, é menos prejudicado; os sinais de avanço da idade são diminuídos.
Através da massagem oleosa dos pés, a aspereza, a letargia, a secura, a fadiga são instantaneamente curadas. A maciez, o vigor e a estabilidade dos pés são conseguidos, a visão se torna clara e o dosha vata (ar e espaço) são aliviados. A prevenção da dor ciática, a constrição dos vasos e dos ligamentos dos pés é assegurada.
A unção sobre o corpo, elimina o mau cheiro, cura a sensação de peso, o entorpecimento, o prurido, e remove a sujeira desagradável e indesejável que surge com a sudorese". (Charaka Samhita....de Agnivesa)
Ao melhorar a circulação do material nutriente e ajudar o organismo a expelir as toxinas, a massagem exerce uma função importante na limpeza e na manutenção da saúde do corpo. É essa função de limpeza que torna a massagem uma prática extremamente benéfica na promoção da inspiração e felicidade. Para manter a boa saúde é importante aprender formas de ajudar a expelir as toxinas dos nossos sistemas, tão regularmente quanto são ingeridas. A massagem é um dos poucos remédios para isso.
 (Harish Johari).






Nenhum comentário:

Postar um comentário